Oficinas

Home/Oficinas

Nas sociedades primitivas, onde não havia Escolas formais, nem consultórios médicos e psicológicos, o conhecimento era passado oralmente. Não existiam profissões instituídas de educador e terapeuta. Esse papel era exercido por um Mestre, um Sacerdote, um Curandeiro ou um Pajé, que eram grandes “contadores de histórias”. Assim, os Antigos Sábios passavam conhecimento e também “curavam” através da palavra, utilizando os Contos como um “remédio, para o corpo e para a alma”.

A Oficina que propomos, faz parte de um processo criativo de estudo das histórias e contos tradicionais, que utilizamos em nossos espetáculos. Mais do que uma opção para atores, é uma opção para a vida, para descobertas internas e alento para a alma e por isso, pode ser aproveitada por profissionais de todas as áreas.

Acreditamos que os conhecimentos, metáforas e arquétipos, contidos nos Contos Tradicionais oferecem recursos que podem despertar mecanismos internos, permitindo a cada um, uma compreensão maior dos seus próprios recursos e atributos internos, que irão gerar, consequentemente, um bem estar e uma melhoria na vida de cada pessoa, tanto no nível pessoal, como no profissional.

Contar Histórias nos possibilita relembrar a nossa alma, das coisas realmente importantes da vida, possibilitando descobertas que geram compreensão e felicidade. Elas são como “uma chave”, capazes de abrir portas do inconsciente e trazer luzes de percepção que nos permitem encontrar saídas inteligentes, intuitivas e inusitadas, resgatando a alegria e o prazer.

Nossa proposta é o encantamento através de uma vivência com os contos e histórias tradicionais despertando “contador de histórias” que há em cada um!

Indicado para:

Professores, estudantes, atores, contadores de histórias, animadores culturais, profissionais liberais, psicólogos, terapeutas e pessoas interessadas em processos de desinibição e em contar bem uma história, em melhoria no trabalho em grupo, reciclagem profissional ou simplesmente tenham interesse pelos valores e mistérios profundos da alma humana e queiram colocar mais alma em tudo o que fazem!

As Oficinas são realizadas normalmente, na Faculdade de Teatro CAL – Casa de Cultura de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, nas férias. Mas têm sido realizadas por todo o Brasil, e até fora dele, (foi realizado em Portugal e em Cabo Verde), e continuarão sendo realizadas, onde houver interesse pelo trabalho.  A atriz também realiza Oficinas para crianças, após os seus espetáculos.