Boca a Boca II – A Antiga Arte de Contar Histórias

Home/Boca a Boca II – A Antiga Arte de Contar Histórias

Com Histórias que falam de amor em diversos níveis, o espetáculo traz belos contos de amor entre Homem e Mulher, Mestre e Discípulos e de Amor à vida, abordando as Tradições: Sufi, Judaica, Européia (Portuguesa), Indiana, Turca, Africana e Esquimó.

Através de metáforas e arquétipos, estimulando a imaginação e a criatividade, as histórias propiciam visualizar soluções harmoniosas, para as mais diferentes questões internas, possibilitando insights.

Como um remédio, o conto, nas Tradições antigas, era utilizado para levar a pessoa necessitada a visualizar uma solução para o seu problema. Não importa se a História se passa no Pólo Norte ou no deserto, ela se passa sempre, dentro de cada um de nós.

Priscila Camargo, além de ser a intérprete das histórias, fez a Direção do espetáculo, que teve a Supervisão Geral de Domingos Oliveira.

Com ficha técnica premiada, tem ainda: Cenografia e Figurino, de Chico Spinosa e a Iluminação é de Aurélio de Simoni, parceiros da atriz desde o primeiro espetáculo de Contação de Histórias. A Trilha sonora é do Maestro do SBT, Rogério Cauchioli.

Num espírito de descontração, a atriz também canta um Fado português, e é acompanhada ao vivo, pelo violonista Marcelo Daguerre.

“BOCA A BOCA II”, estreou em 2001, no Teatro da Aliança Francesa, de Botafogo e em 2002 e fez temporada no Teatro Laura Alvim, em Ipanema. Através das Secretarias de Educação do Estado e do Município, apresentou-se em Escolas da Rede Pública Estadual do Rio, na Capital e no interior. Participou do Projeto Verão na Praça, no Teatro Amazonas, em Manaus. No Centro Cultural Cais do Porto, no 2º Festival Paraense de Teatro, no Teatro Artur Azevedo, em São Luiz, Maranhão, e no SESC de Fortaleza e do Acre, através da Fundação Roberto Marinho.

Sinopse

São sete as Histórias apresentadas no Boca a Boca II:

  1. ”Iazul” – História Sufi, sobre o imponderável. Um Rei, guerreiro, deseja ter domínio sobre os seus estados de ânimo.
  2. “A Mulher Esqueleto” – História Esquimó, sobre o amor “além das aparências”. Uma mulher é jogada nas águas profundas do mar e é salva por um homem solitário.
  3. “Tia Miséria” – Uma História Portuguesa. Uma engraçada metáfora sobre a vida e a morte.
  4. “O Dom da História” – É uma História Judaica, sobre o poder das Histórias e a importância de se preservar a Tradição Oral. Uma pérola do famoso Rabino, Bal Shen Tov.
  5. “O Destino da Princesa” – História Indiana, extraída do famoso Mahabharata. A princesa Sávitri, corre mundo e luta até contra o sobrenatural, pelo amor da sua alma gêmea.
  6. “A Lenda do Amor” – É uma História grega, poética e surpreendente, que fala dos sentimentos e suas qualidades.
  7. “O Velho e as Três Moedas” – Uma História Africana, da Etiópia. Uma lição amorosa de um pai aos filhos, sobre o estímulo à intuição, da inteligência e do bom senso.