Sob a Direção de Cacá Mourthé e interpretação de Priscila Camargo, que também adaptou as histórias, o espetáculo reúne belos contos do grande autor dinamarquês HANS CHRISTIAN ANDERSEN, como “A Polegarina”, “Este Meu Velho sabe o que faz” e “O Rouxinol do Imperador da China” e dá continuidade ao seu trabalho de difusão dos Contos Tradicionais Universais, apresentando Histórias que povoam o imaginário infantil e que encantam gerações há várias décadas.
Sem perder a figura do “contador de histórias” e utilizando-se dos recursos do Teatro, a Atriz aprofunda o seu projeto de trabalhar com os valores éticos e os conteúdos profundos da alma humana, levando às crianças brasileiras o encantamento das histórias pesquisadas, adaptadas e difundidas por Andersen, que é um dos maiores expoentes no resgate e na popularização dos “Contos de Fadas” no Ocidente.
Em “Polegarina e outras Histórias”, Priscila Camargo é acompanhada ao vivo pelo Músico Marcelo Daguerre, contando e cantando canções especialmente compostas para o espetáculo. Os cenários e figurinos são de Chico Spinosa e a iluminação está a cargo de Aurélio de Simoni – todos parceiros de Priscila em outras montagens.
Hans Christian Andersen é um grande “contador de histórias”, que dedicou a sua vida a pesquisar e reescrever antigos Contos e Lendas populares do seu Povo e de Povos próximos, além de escrever histórias de sua própria autoria, sempre tocando em valores e conteúdos profundos da alma humana.
“Pelo próprio exemplo de vida de Christian Andersen, filho de gente humilde, que com seu trabalho e esforço acabou sendo recebido e respeitado por Reis e Rainhas como nos “Contos de Fadas” que imortalizou, o espetáculo desperta valores internos como a auto-estima, respeito e solidariedade, além de incentivar a Leitura. “É preciso reencantar o mundo e o velho hábito de contar histórias, quase perdido nas crianças de hoje. As Histórias de Andersen fazem isso muito bem”. É nisso que o espetáculo aposta!
O espetáculo esteve em cartaz no Rio de Janeiro, em 2006, no Teatro Gláucio Gil e na Casa de Cultura Laura Alvim. Foi apresentado em Escolas da Rede Pública Municipal em 2007. Esteve no FITA – Festival de Teatro de Angra dos Reis.
Em 2009, apresentou-se em todos os SESCs do Estado do Rio de Janeiro e em escolas. Faz parte do repertório do trabalho de Priscila.
RESUMO DAS HISTÓRIAS:
- “A Polegarina”: Vemos a saga de uma pequena menina, que nasce magicamente, e empreende uma longa viagem. Faz muitos amigos, passa por muitos perigos, aprende muito e encontra o seu caminho de felicidade.
- “Meu Velho Sabe O Que Faz”: Um casal de velhos que se ama muito dá uma lição de Amor, com muito humor e alegria.
“O Rouxinol”: um Rei é obrigado a rever seus valores e perceber a diferença entre o que é artificial e o que é verdadeiro! - “O Rouxinol”: Um Rei é obrigado a rever seus valores e perceber a diferença entre o que é artificial e o que é verdadeiro!